Proxies e Malas

Apesar da EMBRATUR ter iniciado o ano com comemorações pelos bons resultados do Turismo Brasileiro, malas nunca estiveram tão na moda como agora.
Maior destaque que o delas, apenas para seus carregadores. Estes são entrevistados, fotografados e divulgados por todo o mundo.

São os intermediários. Estão presentes nas transações, representando uma outra parte. Sua função é transportar, cada qual sua “mala”, entre o requisitante e a parte remota criando a ilusão que existe um acesso direto entre os participantes da transação.

Este conceito, também conhecido como proxy, está presente em vários momentos da nossa vida da política à Internet. E quase sempre é transparente. Até virar notícia.

Nos sistemas, onde estas questões são solucionadas através do uso de Proxies, o mais comum são as classes de Proxy programadas diretamente para desempenhar sua função.

Com todas as chamadas bem definidas, qualquer alteração na classe principal afeta diretamente o Proxy. E isto é um problema disto. Sua ligação direta com uma das partes. Compromete.

Então temos os Proxies Dinâmicos. Genéricos. Que em sua implementação não sabem para quem trabalham. Realizam sua função e repassam as malas.

Mas sua atuação está baseada em Reflexão. Isto permite maior flexibilidade, mas tem seu preço: Performance.

Porém, apesar de todo seu apelo, o uso isolado de Proxies Dinâmicos necessita de uma chamada explícita a eles. Alguns consideram ser tão simples quanto um telefonema. Mas é preciso incluir um código específico de recuperação do Proxy, seja ele dinâmico ou não, todas as vezes que for necessário utilizar seus serviços.

Se é preciso chamar, é possível descobrir quem chamou. Compromete. Também.

Unindo estas necessidades, podemos verificar na utilização da Programação Orientada a Aspectos, um adicional ao prover a solução de proxies. Sem a necessidade de explicitar, diretamente no código, o uso do Proxy. Seja ele dinâmico ou não.

Um aspecto que identifique o ponto exato da chamada pode definir a forma de utilização do Proxy. Ou mesmo sua não-utilização por uns tempos. Para não comprometer.

A forma de implementação desta solução é variada. Depende da linguagem de programação. Depende da implementação de Orientação a Aspectos preferida. Está relacionada ao gosto e necessidade de cada um. Como as malas.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>