Khan Academy – Educação para Todos

Publicado também no blog Gera Caos.

Khan AcademyPara Steve Blank – autor de The Four Steps to the Epiphany – um dos seis tipos de startups é a Startup Social. Não aquela relacionada a Social Media, mas uma que busca trazer um impacto positivo acima da busca de receitas ou lucro.

E Khan Academy é uma dessas.

Tudo começou em 2004 quando Sal Khan resolveu criar videos no YouTube para ajudar seus sobrinhos nos estudos de Matemática. De sobrinhos a amigos, os vídeos começaram a ganhar popularidade e Sal criou a Khan Academy em 2006.

Hoje, com mais de 2700 vídeos, Khan Academy se tornou uma referência de um modelo de educação acessível e efetivo para qualquer um que queira aprender – ou relembrar – conceitos de Matemática a Biologia, História da Arte a Física.

A missão é simples: oferecer educação a todos com uma dinâmica mais próxima ao aluno do que livros podem trazer. E menos cansativas do que aulas gravadas.

Não acredito que Khan Academy tenha sido o primeiro a apresentar aulas online. Várias universidades norte-americanas já publicam suas aulas na web. A inovação desse conceito está, primeiro no formato dos vídeos. E segundo, no futuro planejado para a iniciativa.

Com vídeos durando aproximadamente 10 minutos, Sal explica os mais diversos conceitos e teorias como um bate-papo. Próximo e pessoal.

Khan Academy Knowledge MapE para o futuro, Khan Academy permite que educadores e professores acompanhem o progresso de alunos durante os estudos usando um “Knowledge Map“. Desta forma os alunos podem progredir no seu próprio ritmo e ter o apoio dos professores nos pontos de maior dificuldade. A sala de aula se torna um local para interagir com outros alunos e com professores sobre os tópicos. Participação ativa. Grande contraste com o modelo passivo de educação.

Diversos voluntários trabalham agora na dublagem dos vídeos para outros idiomas. O canal em português já conta com mais de 400 vídeos.

Com os resultados obtidos até agora – com mais de 100 milhões de views em seus vídeos – Khan Academy aponta para um novo modelo de aprendizagem que pode beneficiar muitos que não tem acesso fácil a boas instituições de ensino. E motivar essas instituições a apresentar melhorias no próprio sistema de ensino para se manter no páreo.

Khan Academy é um bom exemplo da Startup Social. Com desafios tão importantes – ou maiores – que a busca do retorno financeiro: retorno humano.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>