Lá vem a SAP!

O mercado de médias empresas que se prepare para uma concorrência cada vez maior.
A SAP investe na divulgação da metodologia SAP ASAP Focus que deve agilizar implantações e ampliar sua fatia no mercado de médias empresas.
Lá vem a SAP
SAP aqui, SAP acolá
Lá vem a SAP
Para ver o que é que há.

Na música de Vinícius de Moraes o Pato é pateta. E vai para a panela. Mas no mundo real a canção pode terminar de forma diferente.

Atualmente a SAP conta com cerca de 36 mil clientes e sempre teve uma maior aceitação entre grandes empresas. O problema é que todos já ouviram falar de algum caso de implantação de ERP SAP que era para ficar pronto em um ano, e após três anos ainda estavam ‘concluindo’. Ou aquele outro exemplo onde o custo final do projeto foi três ou quatro vezes maior que o inicialmente acordado.

Esta é justamente a imagem que a SAP quer reverter com um conjunto de ações direcionadas ao mercado de médias empresas.
E para atingir a meta de 150 mil clientes até 2010 – um crescimento de aproximadamente 45% ao ano – será preciso mais do que um trabalho de imagem. Some a todo este esforço a necessidade de dançar conforme a música. E atacar a concorrência.

O Pato pateta
Pintou o caneco
Surrou a galinha
Bateu no marreco

No Brasil, nesta semana de 14 a 16 de março, aconteceu em São Paulo o SAP Fórum 2006. E a mensagem para os parceiros incluía a divulgação da metodologia SAP ASAP Focus.

A metodologia ASAP (de Accelerated SAP – mas ainda sem o Focus) já previa um processo bem definido para direcionar e garantir a execução das implantações SAP. A consultoria, chegando no cliente, detalharia as regras de negócio e criaria o Blueprint dos negócios da empresa. Para então customizar o SAP. Mas projetos assim podem durar muito tempo. O problema era o Focus. Ou a falta dele.

Com a nova metodologia, ASAP Focus, parceiros/consultorias SAP já deverão determinar, antes da venda, o conjunto de regras de negócio de suas soluções. Baseando-se nas SAP Best Practices e em sua experiência de mercado. Pacotes de Solução contendo Software e Serviços. Benefícios? Médias empresas poderão obter soluções previamente empacotadas, de escopo fixo e com espaço para evoluções.

Saem de cena consultorias infindáveis de implantação. A sugestão da SAP? Para cada US$1 gasto em software (licenças) deverá ter, no máximo, outro US$1 gasto em serviço. Esse novo ‘empacotamento’, chamados de Pacotes de Solução, permitiria a implantação do SAP ERP (ou de SCM, CRM) em um período de 12 a 14 semanas. E ainda amparados por uma metodologia que direciona o processo e procura minimizar riscos.

Se a SAP conseguir atender ao sonho da média empresa de ter um ERP SAP, minimizando os problemas (e os preconceitos) de prazo, custo e risco, Vinícius de Moraes pode ter se enganado do final.
A galinha e o marreco que se cuidem.


O Pato
Vinícius de Moraes

Trecho da música
Música completa – do site reflexaodevida.com.br

Lá vem o Pato
Pata aqui, pata acolá
Lá vem o Pato
Para ver o que é que há.

O Pato pateta
Pintou o caneco
Surrou a galinha
Bateu no marreco
Pulou do poleiro
No pé do cavalo
Levou um coice
Criou um galo
Comeu um pedaço
De jenipapo
Ficou engasgado
Com dor no papo
Caiu no poço
Quebrou a tigela
Tantas fez o moço
Que foi pra panela.

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